Powered By Blogger

Sejam bem vindos ao meu blog

Aqui pretendo editar todos os tipos de conteúdo que tenham haver com : mãe, criança e aprendizado.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A importância do brincar para o desenvolvimento infântil:

A criança que brinca com certeza será um adulto mais equilibrado, pois quando ela está brincando, a mesma transporta as suas fantasias para o mundo real e automaticamante prepara-se para este mundo. Da mesma forma, quando o adulto brinca, ele foge do mundo real e passa a viver na fantasia da brincadeira. O brinquedo é o elo entre o adulto e a criança, entre a realidade e a fantasia. 
Alguns autores acreditam que as brincadeiras do passado desenvolviam mais a criatividade, a coordenação motora, o raciocínio, a solidariedade e os conceitos de cooperação. Isso porque, no passado, como não existiam tantos brinquedos, as brincadeiras com objetos não reais exigiam mais imaginação.
O ser humano tem mudado sua relação com o brincar ao longo dos anos. Aos poucos, as atividades tradicionais familiares foram substituídas pela televisão e os jogos eletrônicos. Brinquedos em que a criatividade era necessária deram lugar a brinquedos industrializados. A criatividade do homem era usada para satisfazer suas necessidades lúdicas e hoje o mercado de consumo satisfaz estas necessidades rompendo com esta relação do humano- a criatividade e o brinquedo.  
Brincar é importante em todas as fases da vida. Há uma necessidade de libertar-se, de fantasiar, de criar e divertir. Prazer em explorar, extravasar, relacionar-se consigo e com o próximo.
Relendo Lopes(1999, p.27), observamos que este autor afirma que, numa perspectiva pedagógica, os jogos e brincadeiras devem ter os seguintes objetivos:

1- Trabalhar os aspectos emocioanis ( ansiedade);
2- Rever limites;
3- Desenvolver autonomia; 
4- Aprimorar a coordenação motora;
5- Aumentar a concentração, a atenção e o raciocínio;
6- Desenvolver a criatividade;

A brincadeira é um espaço privilegiado de aprendizagem onde a criança age como se fosse maior do que é na realidade. Ela realiza simbolicamente aquilo que ainda não tem capacidade de fazer.
Incentive sempre o seu filho a brincar!!!

2 comentários:

  1. gostei da matéria,ainda bem que o luis recebe muitos incentivos,com brinquedos educativos(quebra cabeça,sobra 1,etc...)eu noto também que esta geração(dos nossos filhos)são muito mais desenvolvidos,por que eles observam coisas que fazemos,por exemplo:coisas que consertamos ou fazemos.Eles querem fazer também.A Emily é linda parabéns

    ResponderExcluir
  2. Olha, vc entende bem isso! È verdade, as crianças são muito espertas mas é preciso incentivá-las e mostrar a elas materiais, brinquedos, jogos e brincadeiras diversas para q construam seu próprio conhecimento.
    As crianças realmente aprendem muito com os adultos, somos um espelho para elas, tudo q fizemos elas imitam com perfeição, até nosso jeito de ser! Por isso, atenção ao máximo com os bons exemplos!

    ResponderExcluir